Como anda a saúde financeira de sua empresa? Saiba quais são os pontos principais para ficar atento
A importância da saúde financeira empresarial
Você está preocupado com a saúde financeira de sua empresa? Uma boa gestão financeira garante essa saúde empresarial, além de trazer para o seu negócio mais tranquilidade e segurança. Afinal, com os pagamentos em dia, você pode focar em investimentos e novos projetos para fomentar negócios.
É importante entender que manter uma liquidez satisfatória e obter bons resultados vai depender de uma série de decisões no dia a dia da empresa e também de uma boa gestão de riscos. A seguir, você vai ver como algumas definições podem interferir, de forma positiva ou negativa, na liquidez e nos resultados operacionais do seu negócio.
O que fazer antes de analisar indicadores
Antes de usarmos indicadores de desempenho para avaliarmos a saúde financeira da sua empresa, nossos consultores entendem que é importante verificar se as informações que você tem são suficientes e realmente úteis, isto é, se elas fazem sentido para o momento atual da empresa.
Se você analisar muitos números, sem ter uma ação estratégica, sem ter um objetivo claro que gere valor para a empresa e que diminua os riscos, não será possível medir a saúde financeira do seu negócio, assim como não será possível otimizá-lo, ou mesmo realizar as projeções necessárias para realizar o almejado crescimento.
Por isso, a seguir você verá algumas recomendações iniciais para aplicar na prática e obter sucesso numa futura consultoria em planejamento financeiro e gestão de riscos, quando nossos consultores poderão analisar estrategicamente os seus indicadores.
- Determine os objetivos estratégicos da empresa.
- Mapeie processos internos, para ter uma visão mais assertiva do que precisa ser mensurado.
- Realize uma avaliação de pontos fortes e fracos.
A seguir, vamos conhecer melhor alguns indicadores financeiros e como eles influenciam a saúde financeira do seu negócio.
Os principais indicadores financeiros de uma empresa
Para que um negócio prospere, é necessário ter controle sobre os números e as finanças. Quando analisamos com cuidado a performance corporativa atual, podemos mudar rapidamente as estratégias que não estão sendo eficientes, diminuindo custos e ajudando a manter a saúde financeira. Por isso, é extremamente importante definir e acompanhar seus indicadores.
Na sequência, apresentaremos alguns indicadores e de que maneira eles se relacionam para gerar respostas úteis e tomadas de decisão.
Índice de faturamento
Pode parecer óbvia a recomendação de acompanhar o faturamento, mas muitos gestores não dão o devido valor para esse indicador. Trata-se de um indicador que reflete o cumprimento de metas, que mostra como está o andamento dos negócios, quantos deles estão sendo efetivamente fechados. Consequentemente, esse indicador aponta para o volume de dinheiro que entra na empresa.
Prazos de recebimento
Realizar muitas vendas não significa receber imediatamente todo o valor faturado. A análise dos prazos de recebimento identifica se o tempo necessário da empresa receber pela venda realizada está dentro ou fora de um padrão de normalidade. De extrema importância para a saúde financeira do negócio, este indicador determina se as políticas de vendas à prazo precisam ser revistas.
Índice de endividamento da empresa
Nem sempre é possível manter um negócio a todo vapor apenas com o dinheiro proveniente da própria empresa. Nessa conjuntura, muitas vezes o gestor se vê obrigado a contrair um empréstimo bancário. É importante frisar aqui que esse procedimento deve ser feito em último caso. Os recursos emprestados precisam contribuir para o aumento da lucratividade da empresa, caso contrário, as dívidas podem se transformar em uma imensa bola de neve. Antes de apelar para o empréstimo, avalie com cautela os impactos para o crescimento da empresa.
Ticket médio
O ticket médio é a divisão do valor total gerado em vendas dividido pelo número de compras. Este indicador mostra o valor aproximado da média de cada venda realizada. Se a margem de lucro bruto está menor do que o esperado, por exemplo, é o momento de traçar estratégias para aumentar o ticket médio da empresa.
Como você pode ver, a saúde financeira da sua empresa precisa de um acompanhamento constante. Exige análises assertivas e decisões alinhadas com os objetivos do negócio. Desta forma, a organização se desenvolverá de acordo com os planejamentos traçados por você e sua equipe.
A Villegagnon Corretora de Seguros pode ajudar a alavancar o desenvolvimento da sua empresa. Entre em contato agora e saiba como podemos melhorar a mitigação de riscos. Será um prazer ajudar você e o seu negócio!